1. Cortesia Comum

Seja gentil com as pessoas e pense duas vezes antes de escrever qualquer coisa, uma vez que por costume estamos, enquanto comunidade, sob a égide da regra de ouro da ética.

Entende-se, mas não se limita como quebra de cortesia comum:

   Não ter compromisso com as regras ou com a ininterrupta necessidade de se desenvolver como interpretador e membro valoroso para a comunidade;
Fechar o jogo para evitar uma prisão pela polícia porque seria, na sua opinião, preso sem motivo;
   Forçar a morte do seu personagem para fugir de uma prisão In Character – sendo um agravante da regra 3;
   Recusar-se a seguir uma cena até que um administrador apareça no local;
   Demonstrar qualquer tipo de falta de respeito, cortesia ou discriminação contra membros da comunidade ou não;
   Usar meios de comunicação Out of Character de forma indevida, como quando usados para provocar, persuadir ou confundir outro jogador; realizar comentários sobre a interpretação, gramática ou comentários desinteressantes à atmosfera do servidor ou quaisquer outro tipo de fala que não visem esclarecer dúvidas legítimas e relevantes para a continuidade de uma cena.

Dentro do servidor você deve interpretar o tempo todo: você não está autorizado a infringir uma regra porque acha que alguém infringiu uma regra com você. Você não deve atrapalhar, interromper ou cancelar uma cena a menos que um administrador determine isso.

Se você está no meio de uma situação IC e outro jogador está tentando falar com você de forma OOC, tentando interromper a interpretação ou apenas tentando chamar sua atenção para algo, você tem autorização para ignorá-lo. Você só é obrigado a responder alguém OOC se for um administrador. Recusar-se a responder mensagens de administrador é passível de punição.

Mentir ou omitir uma informação que seja relevante para a resolução de um conflito ou dúvida que um administrador possa ter relacionada ao servidor é um desvio grave da postura que a Staff espera dos jogadores, sendo passível de banimento.

Se você se deparar com um bug/erro no script em qualquer dos nossos servidores, você é obrigado a reportá-los. Abusar de bugs para se beneficiar é passível de banimento permanente. Também é sua obrigação denunciar jogadores que infringem as regras.

Sempre siga as orientações de um administrador, ainda que você discorde de alguma decisão. Se você sente que foi injustiçado ou que algum administrador decidiu mal, recorra à "Revisão de Punições".


2. Metagaming

IN CHARACTER: Conteúdo relacionado à interpretação, sobre o personagem.(IC)
OUT OF CHARACTER: Conteúdo não relacionado à interpretação, fora do personagem.(OOC)

Utilizar informações conhecidas OOC em situações IC não é permitido, assim como é proibido fazer da comunicação OOC entre jogadores ferramenta de uso IC. Essa norma compreende programas de comunicações OOC para substituir o diálogo In Character, à exceção das facções oficiais de aplicação da lei, essas autorizadas a fazerem uso do TeamSpeak³. Vale pontuar que não há nada de errado em jogar enquanto está em uma conferência de voz com seus colegas, mas tornar essa via Out of Character um intermédio In Character é expressamente proibido, especialmente durante roleplays potencialmente delicados, como assaltos, sequestros e demais ilicitudes. Um administrador possui autonomia para punir jogadores que estejam utilizando de rasa comunicação IC nesses contextos caso tenha a suspeição de que os mesmos estejam se comunicando OOC. Secundariamente, personagens alternativos de um mesmo jogador não podem fazer contato entre si no sentido de fornecer/receber informações delicadas, devendo ser interpretados de forma independente ao personagem principal. Ainda, se um jogador deseja ter dois personagens na mesma facção deve ter autorização expressa da Equipe de Facções, que avaliará a viabilidade das duas interpretações simultâneas não conflitarem com a presente regra.

Exemplos

   Usar a PM ou o Discord para pedir carona a outro jogador;
   Atuar IC de maneira combinada OOC com os seus amigos, sem interpretar a tomada de decisão ou desenvolver apropriadamente algum arco;
   Ser vitimado com um Character Kill em um personagem e recorrer a uma conta alternativa para se vingar;
   Uma vez agredido ou correndo riscos IC, pedir ajuda aos seus amigos em um servidor de Discord;
   Avistando os policiais ao redor da casa de um amigo, ir correndo avisá-lo por PM ou Discord;
   Vendo a nametag de um jogador, você o chama pelo nome, ainda que o desconheça por meios IC.

Ademais, o comando /do deve ser usado para descrever uma cena ou informar a outros personagens sobre alguma coisa que não pode ser vista pelo script. Caso um outro personagem busque por essas informações através de /me, você é obrigado a descrever a cena ou alguma coisa relacionada a seu personagem utilizando /do. Perguntas sobre cenas ou situações usando o comando /do devem ser evitadas, uma vez que agridem a atmosfera orgânica de uma interpretação


3. Powergaming

Powergaming pode ser definido como atos impossíveis de serem realizados por seres humanos; forçar um roleplay sobre os outros sem dar-lhes uma oportunidade de defesa; inventar coisas que não aconteceram de modo que você possa se beneficiar ou prejudicar alguém interpretando coisas que não seriam possíveis em circunstâncias normais. Todo ato que visa o benefício próprio ou a terceiros sem levar em consideração o cenário de realismo que se é exigido pelo servidor, também pode ser caracterizado como PG.

Exemplos

   Toda e qualquer ação que não dê chance de reação;
   Estando rendido por pessoas armadas, sacar de sua própria arma e reagir, falhando ao interpretar o medo inerente às pessoas;
   Correr atrás de um jogador armado para lhe dar socos;
   Retomar armado a um local que se tem ciência prévia do perigo apenas para trocar tiros;
   Interpretar funções do GM de forma indevida, como utilizar o /an para anunciar produtos ou serviços ilegais, assim como curar-se durante uma batalha;
   Não interpretar itens ou funções scriptwise, como arrombar um carro sem interpretação ou considerar itens aparentes na mochila
   Interpretar situações, NPC's ou mesmo linhas de desenvolvimento que visem beneficiar seu personagem de forma desproporcional ou sem sentido, como criar personagens fictícios para embasar testemunhos em benefício próprio ou de terceiros ou interpretar personagens fictícios (NPC's) para proteger propriedades que não sejam governamentais ou diretamente autorizadas pela Equipe de Facções;
   Movimentar-se de forma robótica ou insensata, como empoleirar-se em cima de obstáculos altos como lojas e casas sem um motivo sensato para tal ou andar para um lado e para o outro de forma ansiosa e sem sentido, fazendo a famosa Chicken Run;
   Dirigir um veículo automotor de forma incoerente e incompatível com o contexto que seu personagem se encontra e usar bicicletas ou motocicletas de forma brusca, abusando da física SA:MP.


4. Abuso da física do SA:MP

A física e movimentos do GTA San Andreas são encriptados e não podem ser modificados, assim evitando abusos. Regra correlata à terceira, tem como desdobramento a proibição de se modificar o cenário de forma que deturpe a ambientação do servidor, que é o estado de San Andreas

Exemplos

   Bunnyhopping - pular repetidamente para se mover mais rápido;
   Natação Olímpica - nadar continuamente sem interpretar cansaço;
   Bugar bicicletas/motocicletas - empinar continuamente ou bugar a seta pra frente para ir mais rápido;
   Ninja-jacking - puxar jogadores para fora de seus veículos sem a devida interpretação;
   Surfar em veículos - ficar no topo de um veículo sem ocupar um assento. Isto inclui cenários em que alguém está no porta-malas, uma vez que há mecanismos para tal dentro do GM. Você não pode interpretar que o veículo possui mais assentos do que o permitido pela física do jogo com jogadores no teto;
   Drive-by sem motorista - atirar como passageiro do veículo sem ter um motorista dentro do seu carro;
   Iniciar ou forçar uma perseguição de bicicleta.

Você tem permissão para andar e disparar da carroceria de caminhonetes, caminhões e barcos. Também é permitido a ter uma pessoa que surfa em sua bicicleta como se eles estivessem em pé nos "pezinhos" ou sentado no guidão.


5. Modificações

Modificações que lhe dão uma vantagem injusta sobre outros jogadores não são permitidas, sob pena de banimento permanente do servidor. Ter ciência de que alguém usa tais modificações e falhar em denunciar a infração também gera punições, assim como ser beneficiado direta ou indiretamente pela aplicação de tais trapaças. Induzir alguém ao uso de cheat no servidor, dentro de chats públicos e meios virtuais supervisionados pela administração do servidor imputará uma penalização de acordo com a gravidade e nível da indução, configurando um agravante da Regra 1 e não a pena comum da Regra 5.

   Keybinds são permitidos, mas não devem ser usados de uma maneira abusiva. Camhacks só podem ser utilizados com a aprovação de um Lead Admin+ e sob fiscalização. As modificações que alteram a forma (altura, largura etc.) de skins, carros e objetos do GTA são proibidos.


6. Deathmatch

Significa matar outro jogador sem um bom motivo para tal. Isso inclui provocar outros, assim como ações agressivas injustificadas quaisquer, ainda que delas se extraia uma reação da outra parte.

Mortes por suposição e por engano não são necessariamente Deathmatching. Porém, uma flexibilização é necessária para enxergar em que ponto as linhas ultrapassam o limite do irrealismo. É vital a avaliação de quem é o jogador, de como é o seu personagem, de como foi a morte e do que a motivou.

Exemplos

   Seu personagem não pode se lembrar dos fatos relevantes que geraram a situação de morte após ele estar morto. Está inclusa nesta adjacência da regra a impossibilidade total que você, jogador, logue em outro personagem para vingar a própria morte. Por mais que sejam contas diferentes, pode – e será – enquadrada a regra 2(MG) como agravante da situação;
   O terrorismo é estritamente proibido, a menos que feito com a permissão de um Gerente+;
   Provocações desnecessárias sem interpretação embasada por trás e com o intuito de desencadear alguma ação (um tiroteio, perseguição etc.) estão inseridos nessa regra;
   Há a ressalva de participação inválida em conflitos que você já foi morto. Se você está em um conflito consideravelmente grande (valendo também para internos, quando existem casos de FK/guerra) fomentados por ataques que se estenderam por uma motivação em específico e foi morto, você não poderá retornar nele com outro ou com o mesmo personagem, mesmo que o conhecimento IC possa vir através de pessoas que participaram do conflito e saíram vivas. Essa extensão somente é válida para situações onde o conflito é o mesmo, não diferentes;

Caso tenha sido morto e não saiba o porquê, você pode perguntar ao seu assassino sobre os motivos de maneira calma e educada por PM. Se você for o assassino e alguém perguntar sobre o motivo de ter sido morto, você é obrigado a fornecer respostas para a vítima.

Apenas membros de facções oficiais podem cumprir contratos de assassinatos (matar por dinheiro), ou jogadores com notório conhecimento da interpretação e expressamente autorizados pelo Líder da Equipe de Facções, evitando assim que civis aleatórios se intitulem matadores de aluguel e prejudiquem a ambientação do servidor.


7. Áreas Verdes

Você está proibido de cometer crimes em áreas densamente povoadas ou áreas que são vigiadas pelas forças de segurança. As áreas concernentes a essa regra são:  Se a interpretação criminosa se desdobra e leva à área, então você está autorizado a continuar, com ressalvas a cenários extremamente improváveis e dificultosos de acontecerem (invadir uma base policial para matar uma vítima que fugiu de seu personagem ou outros absurdos interpretativos semelhantes). Se a interpretação pode ser adiada até que seja possível concluí-lo em um local mais seguro, então adie.


8. Interpretação Sensível

A menos que uma autorização OOC prévia seja dada pela vítima e pelos participantes, as seguintes interpretações são proibidas no servidor:

   Estupro;
   Canibalismo;
   Pedofilia;
   Necrofilia;
   Mutilação;
   Qualquer tipo de violência sexual, incluindo toques corporais inapropriados.

Se você se sentir incomodado após ter iniciado a cena, mesmo tendo fornecido autorização prévia, você pode interromper imediatamente as ações, informando todos os envolvidos.

Esta regra não deve ser aplicada para que alguém se recuse a prosseguir determinada interpretação como uma vítima que vá perder bens. De qualquer forma, o algoz pode (e em nome do fairplay deve) optar por outros métodos que não cause incômodo aos jogadores envolvidos. Essa norma também cobre roleplays potencialmente motivados por ideologias centradas no ódio, preconceito ou agressão despropositada. Promover atos de ódio contra grupos minoritários pode ser considerado um ato de Deathmatching caso seu personagem não seja bem desenvolvido para efetuar tal crime. Em outras palavras, é proibido matar indivíduos se sua motivação estiver exclusivamente pautada na raça, credo, sexualidade ou gênero da vítima, salvo se o seu personagem possui desenvolvimento coerente para tal, autorização da outra parte ou de um Lead Admin+.


9. Roubos, Golpes & Sequestros

Um ROUBO é definido como subtrair coisa de alguém, sob violência ou grave ameaça;
Um GOLPE é definido como a contratação de um serviço ou uma promessa de compra/venda de alguma coisa e em seguida se recusar a pagar ou entregar;
Um SEQUESTRO é definido como a ação de confinar um indivíduo contra a sua vontade.

Roubos

Por deterem uma natureza agressiva e que afetam a vida civil em Los Santos, roubos não devem ser realizados de forma exagerada, sem motivação plausível seguindo o desenvolvimento do personagem, e, principalmente, não deverão se espelhar no modus operandi do crime brasileiro.

Em situações onde você detém um motivo para matar um jogador (como por exemplo, um confronto entre facções), você poderá roubar os pertences de tal jogador após matá-lo, entretanto você não deverá matar um jogador para que especificamente possa roubá-lo.

Limitações e restrições:

   Todos os personagens envolvidos deverão ter Level 2;
   É necessário ter ao menos 2 oficiais da lei em serviço;
   Um grupo de assaltantes não deverá conter mais que quatro jogadores
   Os armamentos que podem ser empregados são: Colt 9mm (e versão com silenciador), Desert Eagle, Shotgun, MP5, TEC-9 e UZI, Fuzil de assalto (AK-47);
   Jogadores não deverão realizar assaltos utilizando veículos pessoais de alto desempenho ou que seja de valor alto;

   ABRIR  —   Veículos proibidos em assaltos:

   O máximo em dinheiro vivo que um jogador pode subtrair é de U$ 3,000;
   O máximo em dinheiro via sequestro que um jogador pode subtrair é de U$ 25,000;
   Não se há limites para armas, drogas ou outros itens a serem subtraídos;
   É proibida a utilização de anúncios ou ligação de serviços (mecânico, táxi e outros) para conseguir vítimas, tanto trabalhando quanto solicitando serviços;
    Você não pode roubar o mesmo personagem durante um intervalo de 2 horas;
   Equipamentos, veículos ou uniformes de organizações governamentais, não podem ser roubados;


Golpes

Por terem impacto no desenvolvimento pessoal de cada personagem, golpes devem ser minimamente premeditados a partir de uma motivação racional e plausível por parte do executor, respeitando a sua linha de desenvolvimento pessoal.

Limitações e restrições:

   Todos os personagens envolvidos deverão ter Level 2+;
   É necessário ter ao menos 2 oficiais da lei em serviço;
   O máximo em dinheiro que um jogador pode subtrair é de U$ 100,000;
   Não se há limites para armas, drogas ou outros itens a serem subtraídos;
   Golpes em Casinos e Lojas de Apostas (utilizando sistemas do servidor) são proibidos;
   Golpes para subtrair veículos ou propriedades (casas e empresas) são proibidos sem prévia autorização de um Lead Admin+.

Sequestros

Considerados como a forma mais agressiva de se conseguir algo de uma pessoa, sequestros, quando feitos com a intenção de se adquirir algo através da proposta de resgate, devem ser realizados quando se há um planejamento por trás que indique que, de fato, o alvo, de alguma forma, poderá render o que se é solicitado.

Além de sequestros que são dedicados a um alvo específico, assaltantes possuem a alternativa de realizar sequestros relâmpago, que possuem como premissa se levar uma pessoa até uma fonte de dinheiro (ATM, por exemplo), para que ela possa sacar o dinheiro de sua conta e, depois de entregar aos assaltantes/sequestradores, ser solta, sem solicitar por um resgate vindo de terceiros.

Limitações e restrições:

   Sequestros seguem as mesmas restrições de um assalto normal, com exceção do valor máximo possível a ser subtraído;
   Todos os personagens envolvidos deverão ter Level 2+;
   É necessário ter ao menos 6 oficiais da lei em serviço;
   Sequestros devem, de fato, possuir algum planejamento por trás, e é dever dos jogadores que realizam-no deter provas de tal plano;**
   Um jogador não poderá pagar pelo próprio resgate, sendo esse responsabilidade de um terceiro.
   Sequestros com a intenção de subtrair dinheiro, precisam da aprovação de um Lead Admin+

Qualquer tipo de roubo ou invasão à empresas como bancos, lojas de conveniência e outros tipos de ação que se espera o pagamento por parte da administração, é realizado apenas depois da autorização.


10. Regras Prisionais

O ambiente prisional tem algumas normas que visam estabelecer o controle num cenário tipicamente propenso a desvios de interpretação, uma vez que conta com menos jogadores. O propósito das Regras Prisionais é proporcionar uma ambientação realista e justa. Assim sendo, é determinado:

   Brigas 1x1 entre presos precisam de um motivo e um bom desenvolvimento;
   A prisão possui sistema de CCTV que cobre 100% das instalações, exceto as celas;
  Rebeliões ou motins dentro ou fora da prisão precisam de 4+ oficiais da lei em trabalho.

Para verificar a quantidade de oficiais da lei em trabalho, utilize /emtrabalho ou verifique na lista de jogadores apertando a tecla TAB.


11. Destruição de Propriedades

Você é obrigado a pedir autorização e supervisão de um Lead Admin+ para interpretar a destruição de uma propriedade, uma vez que o ato exige supervisão, tendo implicações em diversas searas do ambiente interpretativo e administrativo do servidor. Faça uma apropriada solicitação, mas tenha um bom motivo para isso.


12. Desenvolvimento de Personagem

Após criar um personagem no servidor, você é obrigado a manter uma linha de desenvolvimento e lógica de interpretação para ele. Não demonstrar interesse em jogar para desenvolver o personagem ou de forma irrealista, prejudicando os outros jogadores e o bom funcionamento do servidor poderá acarretar punição.

As ações do seu personagem não devem ir contra o seu patrimônio econômico, tão pouco ser contraditório com o propósito da facção a qual ele pertence. Qualquer linha de desenvolvimento ou mesmo ação física dentro do jogo que não condiga com a proposta e/ou história do seu próprio personagem pode ser considerada uma quebra dessa regra.

Nos casos em que houver a troca de nome de um personagem, o desenvolvimento deverá ser compatível com seu patrimônio ou deve-se buscar atingi-lo da forma mais realística possível. Você pode deixar o excesso guardado n banco, por exemplo, mas não deverá interpretar mais do que o necessário para o estilo de vida do personagem em questão.

É importante ressaltar que por mais abrangente que seja essa regra, ela não deve ser usada de má fé ou na tentativa de prejudicar outros jogadores por mera diversão, é dever de todo jogador experiente instruir e advertir jogadores menos experientes. Assim como qualquer outra regra, essa só deve ser reivindicada quando os canais de diálogo falharem.  


14. Interpretação de Cenário

O ambiente proposto pelo servidor é uma esfera orgânica, gradual e altamente imersiva de San Andreas.

O cenário interpretativo do servidor não é um ambiente controlado, a ideia não é que seja um mundo cor de rosa onde roleplays seguem um script de como devem começar e como devem terminar. Cada jogador é protagonista da própria história e coadjuvante da história de todo o restante do servidor.

Qualquer roleplay danoso ao seu personagem não necessariamente acontece para atrapalhar sua diversão OOC no servidor, sendo vital identificar, nesse entendimento, a diferença entre um roleplay infrator e um roleplay mal feito.

A cidade deve ser interpretada de forma adequada e integrada à San Andreas, fazendo uma comparação/reprodução fidedigna da forma que for possível.

É um erro grave limitar a sua interpretação de acordo com somente o que você vê no jogo, levando em conta que não só o GTA San Andreas como o nosso servidor jamais será capaz de desenvolver a ambientação completamente idêntica à real. Mas não significa que essa visão deva ser limitada, uma vez que a grande essência desse modo de jogo é a imaginação.

Qualquer ação que vá contra o cenário de realismo proposto pelo servidor é uma quebra direta da Regra 14.